Notícias | Vaticano
Santa Sé na ONU: respeitar o valor universal de Jerusalém - 22/12/2017 - 12:14

A Santa Sé defende que somente um status garantido em nível internacional pode preservar o seu caráter único e ser uma garantia de diálogo e reconciliação para a paz na região.

A Delegação da Santa Sé na ONU pronunciou-se no debate da Assembleia Geral sobre a questão do reconhecimento por parte dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel, expressando “apreço aos Estados membros pelo esforço em esconjurar novas ondas de violência e em promover o diálogo e as negociações entre israelenses e palestinos em relação ao processo de paz e a questão de Jerusalém”.

Ao mesmo tempo, recordou “a obrigação de todos os países em respeitar o histórico status quo da Cidade Santa, em conformidade com as Resoluções da Onu pertinente ao tema”.

128 países da Onu votaram contra o reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel. Somente nove países foram favoráveis à decisão da administração Trump e 35 se abstiveram.

Jerusalém, capital espiritual para milhões de crentes das três religiões monoteístas

“A identidade única de Jerusalém, que é de interesse universal – sublinha a declaração – consiste na sua particular natureza de cidade santa, sagrada para as três religiões monoteístas e símbolo para milhões de crentes em todo o mundo que a consideram como sua “capital espiritual”."

“O seu significado ultrapassa a questão das fronteiras e esta realidade deveria ser considerada como uma prioridade em qualquer negociação para uma solução pacífica."

Respeitar caráter universal de Jerusalém

A Santa Sé, por fim, avançou o pedido de “uma resolução pacífica que respeite a natureza de Jerusalém, a sua sacralidade e o seu valor universal”, reiterando que “somente um status garantido em nível internacional pode preservar o seu caráter único e ser uma garantia de diálogo e de reconciliação para a paz na região”.

Papel da Diplomacia Vaticana

No discurso à Cúria Romana para as felicitações de Natal, o Santo Padre falou sobre o papel fundamental desempenhado pela Diplomacia Vaticana, “que é a busca sincera e constante de tornar a Santa Sé construtora de pontes, de paz e de diálogo entre as nações”:

“E sendo uma Diplomacia ao serviço da humanidade e do homem, da mão estendida e da porta aberta, esforça-se por escutar, entender, ajudar, assinalar e intervir pronta e respeitosamente em qualquer situação para colmar distâncias e tecer confiança. O único interesse da Diplomacia Vaticana é permanecer livre de qualquer interesse mundano ou material.

Assim, a Santa Sé está presente no cenário mundial, para colaborar com todas as pessoas e as nações de boa vontade e para reiterar incessantemente a importância de preservar a nossa casa comum de todo o egoísmo destrutivo; para afirmar que as guerras só trazem morte e destruição; para extrair do passado os ensinamentos necessários que nos ajudam a viver melhor o presente, construir solidamente o futuro e salvaguardá-lo para as novas gerações”.

 

Clique aqui para ouvir:

 

Fonte: Rádio Vaticano

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
Arrependimento e Fé
Solene a declaração de São João Batista:...
Côn. José Geraldo Vidigal 15.01.2018
A voz de Deus
O absoluto de Deus é mistério e comunhão indizíveis, a...
Pe Geovane Saraiva 15.01.2018
E o seguiram...
É muito bom celebrar a trezena de São Sebastião e...
Dom Orani João Tempesta 15.01.2018
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2018 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.