Notícias | CNBB
Dia Internacional da Contabilidade celebra uma das profissões mais importantes do mundo - 10/11/2017 - 7:01

A contabilidade, ciência que mede a realidade econômica de uma organização a fim de planejamento e controle adequados das finanças de entidades, está mais presente no dia a dia das pessoas do que se imagina. Ela não está voltada somente para fazer grandes análises financeiras nas organizações mas também está ligada diretamente à análise financeira de cada cidadão.

Como uma das profissões mais importantes do mundo, a contabilidade, tem seu Dia Internacional comemorado nesta sexta-feira (10). A maioria das pessoas pode não se dar conta, mas a contabilidade está presente não apenas nas práticas das empresas, mas também na vida da Igreja no Brasil e no mundo.

“O papel do contador é conciliar/mediar os objetivos e as práticas das atividades institucionais com as normas técnicas e exigências fiscais, criando assim um canal de comunicação padrão com os órgãos fiscalizadores e outras instituições”, explica o encarregado da contabilidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Adriano Sales.

É através do trabalho da contabilidade que as finanças das arqui/dioceses, paróquias, instituições religiosas são gerenciadas. Já que toda empresa, seja religiosa ou não, tem a obrigação legal de prestar contas para os governos seja federal, estadual ou municipal, daquilo que recebe e daquilo que gasta. É a partir deste levantamento, que é extraída a base de cálculo para o pagamento dos tributos.

Para o ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) monsenhor Nereudo Freire Henrique, é preciso reconhecer a contabilidade como ciência que trabalha a variação do patrimônio das empresas e ou entidades. “A contabilidade registra os fatos de variação patrimonial seja no campo financeiro ou patrimonial. É através da contabilidade que é possível fazer uma fotografia de como anda o patrimônio de uma empresa ou instituição religiosa”, destaca.

Conselho Federal de Contabilidade – No Brasil, segundo o Conselho Federal de Contabilidade, já são mais de 334 mil contadores e quase 194 mil técnicos em contabilidade em atividade. Os dados são atualizados mensalmente pelo órgão. Essa data comemorativa internacional marca a data da publicação do livro do monge Franciscano e matemático italiano, Luca Bartolomeo de Pacioli, que é considerado o “Pai da Contabilidade Moderna”.

Segundo o site Só Contabilidade, em 10 de novembro de 1494, Pacioli foi primeiro a escrever no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade), no capítulo “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), o famoso Método das Partidas Dobradas.

Na obra, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Este método teve rápida difusão, sendo universalmente aceito e adotado desde esta época. No Brasil, o registro histórico mostra que já em 1500 com a descoberta, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade. Mas foi somente no século XVIII, no ano de 1770, que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil, segundo o portal da educação.

A página, relata que esta regulamentação foi expedida por Dom José, rei de Portugal, onde exigia obrigatoriamente o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área. Neste momento o profissional contábil recebia o nome de guarda-livros, termo este que foi utilizado até a metade dos anos de 1970. No ano de 1870, é realizada a primeira regulamentação do Brasil para a profissão contábil, através do Decreto Imperial n°4.475. Sendo assim a profissão de Guarda-Livros é avaliada como a primeira ocupação liberal regulamentada no Brasil.

Brasil

No Brasil, a data é celebrada no dia 25 de abril e foi instituída, em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade. Em 2010, por força da Lei n.º 12.249 – uma das grandes conquistas da categoria – , o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores.

 

Fonte: CNBB

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
Um Rei segundo o coração de Deus
Neste domingo no qual se festeja Cristo Rei do Universo o...
Côn. José Geraldo Vidigal 21.11.2017
Frutos do Reino
Chegamos a mais um final de Ano Litúrgico. Ele começa com...
Dom Eurico dos Santos Veloso 21.11.2017
Ser Sinal da Caridade
Com base na carta motivadora do Papa Francisco acerca do...
Dom Orani João Tempesta 19.11.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.