Notícias | CNBB
ornada Vocacional do RegiJonal reúne mais de 2 mil jovens, em Brasília - 12/05/2017 - 12:01

Um momento de graça envolveu as dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal), nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília. É que aquela Arquidiocese acolheu a I Jornada Vocacional Regional. O evento que reuniu mais de 2 mil pessoas, foi o ápice do Ano Vocacional Mariano, compromisso comum assumido para este ano de 2017, pelas dioceses nesta porção do povo de Deus, com o objetivo de fomentar as vocações pelo exemplo de Maria.

Diversas atividades foram realizadas durante os dois dias. O primeiro momento foi a procissão de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano é celebrada em todo o Brasil, em comemoração aos 300 anos do achado da imagem, pelos três pescadores, em 1770, no Rio Paraíba do Sul. Logo após, o presidente do Regional Centro-Oeste, Dom Messias dos Reis Silveira, presidiu a missa de abertura na Catedral dedicada a ela. “Que sentimento causa em cada um dos que aqui se encontram, quando a palavra vocação chega aos ouvidos?”, questionou os jovens, em sua homilia. Ele respondeu que o significado da palavra deve causar inquietude e aquecer o coração de cada um, porque Deus sempre está a chamar para a vivência de uma vocação específica.

No dia seguinte (7), Domingo de Jesus, Bom Pastor, as atividades iniciaram logo cedo no Colégio Maristinha, da L2 Sul, com a missa presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha. Ele agradeceu a Deus por todas as vocações da Igreja, rezou por aqueles que se dedicam a esse serviço específico e deixou uma mensagem especial aos participantes da jornada. “O Senhor é o pastor que nos guia. É ele quem nos conduz e por isso nós não estamos perdidos, sem rumo, e nossas vidas têm sua razão maior de ser; mesmo nas horas mais difíceis, nós olhamos com serenidade e esperança e caminhamos sabendo que nossa vocação está no coração daquele que é o Senhor do rebanho e da nossa Igreja”, afirmou.

Tendas vocacionais com a presença de dezenas de congregações, dioceses, novas comunidades, expressaram o rosto plural da Igreja durante toda a manhã de domingo. O dia também foi marcado por animação no palco central, pela Lectio Divina Vocacional (Leitura Orante da Bíblia) conduzida pelo bispo coadjutor de Luziânia (GO), Dom Waldemar Passini Dalbello, além dos módulos: religioso, sacerdotal, laical e matrimonial, que proporcionaram aos jovens maior conhecimento acerca das opções vocacionais na Igreja. O bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom Adair José Guimarães, deu uma palestra, no período da tarde, sobre o tema do Ano Vocacional Mariano, “A exemplo de Maria, discípulos missionários”. O texto bíblico (Gn 12) que narra a “Vocação de Abrão”, foi a base de sua exposição. “Abrão, que depois se torna Abraão, é um exemplo concreto de que uma simples pessoa pode realizar um grande projeto. Ele teve a missão de restaurar a fé de um povo e a cumpriu”, declarou. O bispo também falou de sua própria vocação, motivada pela fé de sua mãe, e também explicou como alimentar o chamado de Deus: “É preciso deixar que se faça a vontade de Deus e nós podemos alimentar a vocação com a oração poderosa do Rosário, com o alimento presente no Sacrário, e com o Sacramento da Reconciliação no Confessionário”, pontuou. Às crianças foi reservado um espaço próprio (Jornadinha) para missa, orações e muitas brincadeiras.

A Jornada Vocacional foi encerrada com o show da Banda Dom. Para o bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Pastoral Vocacional (PV), no Regional Centro-Oeste, Dom José Aparecido Gonçalves, o evento atingiu todas as expectativas, sobretudo com a participação das demais dioceses presentes em Goiás. O coordenador regional da PV, padre Elias Aparecido, ressaltou “a capacidade de o regional parar um fim de semana para rezar pelas vocações, bem como para se fazer conhecer tantas realidades vocacionais”. Por tudo isso ele agradeceu a Deus: “Louvado seja Deus pela presença dos padres e bispos, pelo grande número de congregações e novas comunidades e dioceses participantes”.

 

Fonte: CNBB

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
A alegria cristã
A proximidade do Natal cria um clima de alegria, de...
Catolicanet 15.12.2017
Criaturas novas de Deus
Voltados à contemplação do mistério da encarnação,...
Pe Geovane Saraiva 13.12.2017
Espírito de alegria
Apesar da miséria, da violência e das guerras no mundo, a...
Dom Paulo Mendes Peixoto 11.12.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.