Artigos | Articulistas
Fonte: Dom Orani João Tempesta + Ver Mais Artigo do Autor


Sobre o Autor - Dom Orani João Tempesta, O. Cist., (São José do Rio Pardo, 23 de junho de 1950) é um monge da Ordem Cisterciense e bispo católico brasileiro. Foi o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arceb
Rio de Janeiro,RJ -

60 anos de Padre - 16/02/2017 - 9:01

Neste dia 17 de fevereiro, Mons. Gilson José Macedo da Silveira completará 60 anos de sua ordenação presbiteral. Um grande colaborador e padre admirado pelos seus irmãos, ele é atualmente Pároco da Paróquia São João Evangelista, além de ser o Coordenador da Assistência aos Presbíteros de nossa Arquidiocese, função que desempenha com muito carinho ainda mais depois que, a seu pedido, deixou a missão de Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina. Agradecer a Deus pela missão dele é um momento importante em nossa Arquidiocese, que reconhece os grandes dons que Deus lhe concedeu. Isso nos faz recordar a figura, pessoa e missão do padre.
O Padre é comprometido com Cristo, enviado do Pai para salvar a humanidade (PO 12b); - participa das mesmas ações sagradas por meio do ministério em comunhão com o bispo e os outros presbíteros (PO 12c); - o ministério consiste em ensinar, santificar e apascentar o povo de Deus (PO 13a); - o padre atua como ministro da Palavra, lê e escuta a Palavra que ensina, tornando-se cada vez mais discípulo do Senhor (PO13b); - o sacerdote, enquanto ministro da Eucaristia, procura celebrar diariamente este sacramento, recordando-se da eficácia da cruz de Cristo. Através da Eucaristia, une-se a Cristo, oferecendo-se diariamente a Deus; nutre-se do Pão eucarístico. Deve administrar com caridade os outros sacramentos, especialmente a Penitência. Através da oração do Ofício Divino, o sacerdote empresta sua voz à Igreja, que persevera na oração em nome de todo o gênero humano (PO 13c); - como dirigente do povo de Deus, o sacerdote é movido pelo Bom Pastor a dar a vida por suas ovelhas. São educadores que levam a fé porque são homens de fé. Estão animados de esperança para consolar quem se encontra na angústia. A espiritualidade do padre se concretiza através da própria ação pastoral.
A fonte permanente se diferencia em originária e próxima. A fonte permanente originária da caridade pastoral é o amor de Deus por seu povo. A fonte permanente mais próxima de nós é o carisma presbiteral recebido na ordenação. Dom do Espírito Santo, este carisma nos foi dado para amar pastoralmente a comunidade. Este carisma modifica o nosso ser. É uma fonte inesgotável, enraizada em nosso ser pela sagrada ordenação que nós compartilhamos com todos os presbíteros da diocese e, de modo especial, com o bispo.
Em outras palavras, em virtude deste carisma recebido, ganhamos o dom e a capacidade de nos comprometer fielmente com a comunidade a qual fomos designados, na igreja particular e na igreja universal. Não é, portanto, dom individual, mas do Espírito; é dom compartilhado com os demais presbíteros a serviço da totalidade da comunidade eclesial. Para superar as condições inóspitas, as intempéries e desafios da vida ministerial, necessitamos estar em constante sintonia com esta fonte regeneradora.
Ao dizer “isto é meu Corpo”, na pessoa de Cristo, o padre entrega sua própria pessoa à comunidade. E quando diz “este é o meu sangue”, ou seja, esta é a minha vida derramada por vós, o padre participa da entrega de Cristo, gastando sua vida em favor dos seus. Por este mistério contemplamos o significado de nossa vida espiritual, pois, quando nos abrimos a essa dinâmica, que se desdobra e se atualiza na celebração, a Eucaristia nos vai moldando à imagem do Bom Pastor.
O sacerdote é dom porque o seu ministério sacerdotal, desdobrado em conduta, serviços, vivências e posturas, é manifestação e concretização deste amor. O Padre, homem escolhido entre homens e constituído em favor de todos, é discípulo missionário servidor do povo de Deus. E sustentado pela contínua busca da santidade de vida, é facilitador desse indispensável e inadiável encontro pessoal com o Cristo vivo, levando todos ao reconhecimento e à sabedoria de pautar a sua vida tendo Deus como seu centro e fonte inesgotável do seu sentido. O sacerdote, por isso mesmo, faz anteceder às suas muitas tarefas no labor de cada dia a serviço do povo, anunciando o Evangelho, o cuidado e o compromisso com a condição do seu ser. É a santidade de vida que alavanca, fecunda e torna exitoso o serviço prestado na condição própria de sacerdote.
Um olhar atento e sincero deve ser lançado sobre a presença e vivência sacerdotal neste momento da vida da Igreja e de sua missão no coração do mundo. Não deixando de considerar e tomar providências quantos aos descompassos de vidas e condutas sacerdotais questionáveis, é preciso reconhecer a magnitude, em quantidade e extensão, do serviço de padres na vida de famílias, de pessoas, de grupos, dos pobres, na cultura e na congregação das comunidades de fé. Fazendo deste serviço uma escola de amor, longe do modelo de mercado religioso de milagres e curas.
Em nossa Arquidiocese temos vários exemplos de padres que se doaram e que doam sua vida pelo Reino de Deus. Hoje estamos agradecendo a Deus pela vida sacerdotal de Mons. Gilson José Macedo da Silveira pelos seus 60 anos de vida presbiteral! Agradecemos por tudo o que fez e faz pela nossa Arquidiocese: na formação do clero, no incentivo à evangelização, na organização da pastoral. De maneira especial, pela sua presença humilde e serena nas horas difíceis. A Arquidiocese ainda precisa muito de sua vastíssima experiência.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Articulistas         Catolicanet
Teresa D’Ávila: oração e contemplação
No dia 15 de outubro recorda-se na Igreja uma mulher...
Pe Geovane Saraiva 17.10.2017
História da humanidade
O tema parece bastante abrangente, mas pode ser visto de...
Dom Paulo Mendes Peixoto 16.10.2017
Marcelo Rezende morreu crendo que a oração o salvaria
“De todos os homens maus os homens maus religiosos são...
Pe. Inácio José do Vale 16.10.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.