Artigos | Articulistas
Fonte: Dom Orani João Tempesta + Ver Mais Artigo do Autor


Sobre o Autor - Dom Orani João Tempesta, O. Cist., (São José do Rio Pardo, 23 de junho de 1950) é um monge da Ordem Cisterciense e bispo católico brasileiro. Foi o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arceb
Rio de Janeiro,RJ -

60 anos de Padre - 16/02/2017 - 9:01

Neste dia 17 de fevereiro, Mons. Gilson José Macedo da Silveira completará 60 anos de sua ordenação presbiteral. Um grande colaborador e padre admirado pelos seus irmãos, ele é atualmente Pároco da Paróquia São João Evangelista, além de ser o Coordenador da Assistência aos Presbíteros de nossa Arquidiocese, função que desempenha com muito carinho ainda mais depois que, a seu pedido, deixou a missão de Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina. Agradecer a Deus pela missão dele é um momento importante em nossa Arquidiocese, que reconhece os grandes dons que Deus lhe concedeu. Isso nos faz recordar a figura, pessoa e missão do padre.
O Padre é comprometido com Cristo, enviado do Pai para salvar a humanidade (PO 12b); - participa das mesmas ações sagradas por meio do ministério em comunhão com o bispo e os outros presbíteros (PO 12c); - o ministério consiste em ensinar, santificar e apascentar o povo de Deus (PO 13a); - o padre atua como ministro da Palavra, lê e escuta a Palavra que ensina, tornando-se cada vez mais discípulo do Senhor (PO13b); - o sacerdote, enquanto ministro da Eucaristia, procura celebrar diariamente este sacramento, recordando-se da eficácia da cruz de Cristo. Através da Eucaristia, une-se a Cristo, oferecendo-se diariamente a Deus; nutre-se do Pão eucarístico. Deve administrar com caridade os outros sacramentos, especialmente a Penitência. Através da oração do Ofício Divino, o sacerdote empresta sua voz à Igreja, que persevera na oração em nome de todo o gênero humano (PO 13c); - como dirigente do povo de Deus, o sacerdote é movido pelo Bom Pastor a dar a vida por suas ovelhas. São educadores que levam a fé porque são homens de fé. Estão animados de esperança para consolar quem se encontra na angústia. A espiritualidade do padre se concretiza através da própria ação pastoral.
A fonte permanente se diferencia em originária e próxima. A fonte permanente originária da caridade pastoral é o amor de Deus por seu povo. A fonte permanente mais próxima de nós é o carisma presbiteral recebido na ordenação. Dom do Espírito Santo, este carisma nos foi dado para amar pastoralmente a comunidade. Este carisma modifica o nosso ser. É uma fonte inesgotável, enraizada em nosso ser pela sagrada ordenação que nós compartilhamos com todos os presbíteros da diocese e, de modo especial, com o bispo.
Em outras palavras, em virtude deste carisma recebido, ganhamos o dom e a capacidade de nos comprometer fielmente com a comunidade a qual fomos designados, na igreja particular e na igreja universal. Não é, portanto, dom individual, mas do Espírito; é dom compartilhado com os demais presbíteros a serviço da totalidade da comunidade eclesial. Para superar as condições inóspitas, as intempéries e desafios da vida ministerial, necessitamos estar em constante sintonia com esta fonte regeneradora.
Ao dizer “isto é meu Corpo”, na pessoa de Cristo, o padre entrega sua própria pessoa à comunidade. E quando diz “este é o meu sangue”, ou seja, esta é a minha vida derramada por vós, o padre participa da entrega de Cristo, gastando sua vida em favor dos seus. Por este mistério contemplamos o significado de nossa vida espiritual, pois, quando nos abrimos a essa dinâmica, que se desdobra e se atualiza na celebração, a Eucaristia nos vai moldando à imagem do Bom Pastor.
O sacerdote é dom porque o seu ministério sacerdotal, desdobrado em conduta, serviços, vivências e posturas, é manifestação e concretização deste amor. O Padre, homem escolhido entre homens e constituído em favor de todos, é discípulo missionário servidor do povo de Deus. E sustentado pela contínua busca da santidade de vida, é facilitador desse indispensável e inadiável encontro pessoal com o Cristo vivo, levando todos ao reconhecimento e à sabedoria de pautar a sua vida tendo Deus como seu centro e fonte inesgotável do seu sentido. O sacerdote, por isso mesmo, faz anteceder às suas muitas tarefas no labor de cada dia a serviço do povo, anunciando o Evangelho, o cuidado e o compromisso com a condição do seu ser. É a santidade de vida que alavanca, fecunda e torna exitoso o serviço prestado na condição própria de sacerdote.
Um olhar atento e sincero deve ser lançado sobre a presença e vivência sacerdotal neste momento da vida da Igreja e de sua missão no coração do mundo. Não deixando de considerar e tomar providências quantos aos descompassos de vidas e condutas sacerdotais questionáveis, é preciso reconhecer a magnitude, em quantidade e extensão, do serviço de padres na vida de famílias, de pessoas, de grupos, dos pobres, na cultura e na congregação das comunidades de fé. Fazendo deste serviço uma escola de amor, longe do modelo de mercado religioso de milagres e curas.
Em nossa Arquidiocese temos vários exemplos de padres que se doaram e que doam sua vida pelo Reino de Deus. Hoje estamos agradecendo a Deus pela vida sacerdotal de Mons. Gilson José Macedo da Silveira pelos seus 60 anos de vida presbiteral! Agradecemos por tudo o que fez e faz pela nossa Arquidiocese: na formação do clero, no incentivo à evangelização, na organização da pastoral. De maneira especial, pela sua presença humilde e serena nas horas difíceis. A Arquidiocese ainda precisa muito de sua vastíssima experiência.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Articulistas         Catolicanet
Dentro de casa só a verdade
Como viver em família mascarando a verdade? Não sei como...
Catolicanet 29.03.2017
A vida no espírito
O capítulo 8 de Romanos tem como tema central a vida no...
Dom Eurico dos Santos Veloso 29.03.2017
Amor onde não há amor
Como aprender do cego de nascença, homem excluído pela...
Pe Geovane Saraiva 27.03.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.