Notícias | Cotidiano
Congresso Eucarístico de Angola: A «revelação cristã» requer o «compromisso duma ecologia integral» - 14/06/2017 - 15:10

«A Eucaristia, para uma Angola eucarística» foi o tema da conferência de D. Manuel Clemente, enviado do Papa

Huambo, Angola, 14 jun 2017 (Ecclesia) – O enviado extraordinário do Papa ao Congresso Eucarístico de Angola afirmou que a Eucaristia vive-se na evangelização, família e na criação, referindo, com o Papa Francisco, que “a criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia”.

“A revelação cristã, eucaristicamente centrada e celebrada, requer o compromisso duma ecologia integral”, disse D. Manuel Clemente na última conferência do simpósio promovido no âmbito do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional Angola (CENA), sublinhando que se trata A “Eucaristia dominicalmente celebrada, muito especialmente”.

O cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa foi nomeado enviado extraordinário do Papa ao CENA, que decorre na cidade do Huambo entre os dias 12 e 18 de junho, sobre o tema "Reconheceram-no ao partir do Pão”.

Na intervenção que encerrou três dias de um simpósio, D. Manuel Clemente abordou o tema “Eucaristia e evangelização”, a partir das propostas do Papa Francisco na exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, sobre “o anúncio do Evangelho no mundo atual”, Eucaristia e família, referindo -se à exortação apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”, sobre “o amor na família” e “Eucaristia e criação”, fundamentando-se na encíclica “Laudato si’”, sobre “o cuidado da casa comum”.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, na Eucaristia “tudo é assumido pelo próprio Deus” com “um olhar novíssimo sobre a realidade inteira, do micro ao macrocosmo, da física das coisas à metafísica dos seus porquês e à verdade do seu significado”.

D. Manuel Clemente recordou que “a questão ecológica se tornou inadiável e decisiva para o futuro da humanidade no seu conjunto” e desafiou a uma “verdadeira educação ambiental” como sendo a “melhor base para garantir políticas corretas e eficazes”, referindo que o cristianismo tem uma proposta ecológica”, traduzida na ligação entre “Eucaristia, criação e cuidado ecológico”.

“Um olhar crente sobre a realidade física não a vê apenas como ‘natureza’ ou seja aquilo que nasce e depois morre, floresce e depois seca, indiferentemente quase. Vê-a como ‘criação’ e dom de Deus criador, que em tudo deixa o sinal da sua presença e em cada coisa um convite à contemplação e à partilha, como tal contemplação induz, porque de dádiva se trata”, sustentou.

D. Manuel Clemente referiu-se também à “urgência missionária para os verdeiros discípulos” e disse que a “Eucaristia, sacramento do amor de Cristo, se torna em fonte permanente da missão que o difunde”.

Sobre a ligação entre Eucaristia e família, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou o “fio condutor” da “Amoris Laetitia” é “o de inculcar e desenvolver aquilo a que o Papa chama a «pastoral do vínculo»”.

“Espiritualidade do vínculo habitado pelo amor divino… Maneira de apelar a uma radicação mais forte da vida matrimonial, que a faça participar no próprio vínculo que Deus estabelece com a humanidade inteira, no amor com que Cristo nos oferece indissoluvelmente a sua vida”, sublinhou.

O Primeiro Congresso Eucarístico de Angola decorre na cidade do Huambo até ao dia 18, tem por tema "Reconheceram-no ao partir do Pão” e é organizado pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) para assinalar os 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola.

 

Fonte: Agência Ecclesia

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
O Senhor faz maravilhas
A solenidade da Assunção de Maria, transferida para o...
Dom Orani João Tempesta 19.08.2017
Maria nos ensina a ser família
Está no Rio de Janeiro (chegou nesta sexta de madrugada) a...
Dom Orani João Tempesta 18.08.2017
Dia da vida consagrada
A vocação à vida consagrada, na Igreja, seja ela...
Dom Eurico dos Santos Veloso 18.08.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.