Notícias | Cotidiano
VATICANO - O Cardeal Filoni no seminário de estudos sobre Leigos e Missão. “Quando uma pessoa se sente amada, se abre ao Evangelho” - 16/02/2017 - 14:06

Cidade do Vaticano (Agência Fides) – Está em andamento em Roma o seminário de estudos “Leigos e missão”, organizado pela Secretaria Internacional da Pontifícia União Missionária (PUM) e pelo Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), com a colaboração dos Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias na Espanha, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Participam do seminário, na sede do CIAM, 18 congressistas provenientes da Espanha e dos países latino-americanos citados.
No primeiro dia do seminário, segunda-feira, 13, Pe. Fabrizio Meroni, Secretário-geral da PUM e Diretor do CIAM, abriu os trabalhos com uma palestra repleta de ‘provocações’ e questionamentos, com o objetivo de estimular o debate. Depois, o Dr. Guzmán Carriquiry, Vice-Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, desenvolveu uma rica e profunda reflexão sobre o tema do seminário a partir da carta enviada pelo Papa Francisco ao Cardeal presidente da comissão, em 19 de março de 2016. Naquela carta, o Papa evoca traços conotativos substanciais da identidade e da missão dos membros do "santo povo fiel de Deus". À tarde, o teólogo espanhol Pe. Eloy Ebbene ofereceu uma reflexão sobre o quadro teológico-eclesial a se desenvolver durante o seminário. As palestras foram seguidas por interessantes trocas de opinião e acréscimos. O primeiro dia de trabalhos se encerrou com a celebração eucarística.
A terça-feira, 14 de fevereiro, segundo dia de convivência e de reflexão, se iniciou com a celebração eucarística presidida por Dom Eugenio Scarpellini, bispo da diocese de Alto (Bolívia) e diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias daquele país latino-americano. O bispo Scalpellini, à luz da liturgia do dia, abordou alguns temas nos quais o trabalho continental de reflexão e preparação ao Congresso Missionário Americano, programado para julho de 2018 na Bolívia, pode se centrar.
Antes de começar os trabalhos programados para o segundo dia, os participantes receberam com satisfação a visita do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Longe de ser apenas uma visita de protocolo, o Cardeal demonstrou interesse real pelo tema central do seminário e depois de agradecer o compromisso e o envolvimento de todos os participantes, propôs algumas considerações importantes. O Prefeito da Congregação de Propaganda Fide observou que sobretudo depois do Concílio Vaticano II, o conceito de missionariedade deve ser visto em chave claramente dinâmica, deixando de lado a concepção territorial da missão. Ele ainda advertiu que a fecundidade missionária pode ser atuada somente se for colhida a relação intrínseca entre os conceitos missão-igreja-leigos.
O Cardeal Filoni reconheceu que a figura do missionário leigo é nova, pois durante muito tempo, a missão foi interpretada como um dever exclusivo dos consagrados e religiosos. Em seguida, questionou: “Quem é o missionário?” E respondeu: o missionário é o batizado; a missão é de todos, seja no sentido de primeira como de ‘nova’ evangelização. Ao mesmo tempo, o Cardeal destacou a necessidade de manter em mente a dimensão antropológica cristã em que os homens e as mulheres, como seres diversos e complementares, são uma real oportunidade e riqueza para a missão evangelizadora, porque a sensibilidade e as características próprias da masculinidade e feminilidade configuram verdadeiras experiências de missão. O cardeal também encorajou a levar em consideração o papel missionário das crianças e dos jovens, notando que em cada uma destas fases da vida, os cristãos têm competências e oportunidades para desenvolver a própria missão.
Depois de acenar ao seu conhecimento direto das experiências missionárias nos territórios de missão na América, o Cardeal-Prefeito do Dicastério missionário concluiu sua visita com duas afirmações no espírito do Magistério do Papa Francisco: “Devemos reconhecer que na periferia da vida está o coração missionário da Igreja, e não esquecer que quando as pessoas se sentem amadas, abrem seu coração ao Evangelho”.
O seminário se realiza na sede do CIAM e se conclui sábado, 18 de fevereiro.
Pe. Leonardo Rodriguez, diretor nacional das POM no Uruguai.

 

Fonte: Agência Fides

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossa newsletter

 

     

Articulistas         Catolicanet
Um Rei segundo o coração de Deus
Neste domingo no qual se festeja Cristo Rei do Universo o...
Côn. José Geraldo Vidigal 21.11.2017
Frutos do Reino
Chegamos a mais um final de Ano Litúrgico. Ele começa com...
Dom Eurico dos Santos Veloso 21.11.2017
Ser Sinal da Caridade
Com base na carta motivadora do Papa Francisco acerca do...
Dom Orani João Tempesta 19.11.2017
Cursos
Buscar Cursos
 
 
Catequese Inclusiva
O Curso on line de catequese Inclusiva, tem como objetivo incentivar os ...

R$65.00


Curso para Catequista
*Cá entre nós* é um convite, um chamado para bater um papo amigo. É a ...

R$68.00


- Curso Bíblico Nível I
- Curso de Comunicação
+ Ver todos os cursos
 

Banner

Catolicanet - Tel: 55 (0xx) 11 5660-6800
Atendimento disponível das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs,
exceto Sábados, Domingos e Feriados.

Sobre a Catolicanet Imprensa Contato Política de Privacidade

2017 - Todos os direitos reservados - www.catolicanet.com.br Desenvolvido por: Grupo O.F.